segunda-feira, dezembro 27

Resumo sobre EFT - Emotional Freedom Techniques ou Técnicas de Libertação Emocional

RESUMO EFT

( Façam o download do manual completo
neste link. Aqui postei só um resumo para vocês terem idéia de como é, mas a leitura do manual todo é muito importante! )

Emotional Freedom Techniques ou Técnicas de Libertação Emocional – www.eftbr.com.br

O que é EFT?

A EFT - Emotional Freedom Techniques (Técnica de Libertação Emocional) consiste no desbloqueio dos canais energéticos, chamados de meridianos, enquanto o indivíduo se sintoniza em um problema. Estes são os mesmos meridianos estudados há milênios pela acupuntura e pode-se dizer que a EFT é uma “versão emocional” desta outra técnica.

O desbloqueio é realizado através de leves batidas com as pontas dos dedos nos terminais destes meridianos, enquanto o paciente está sintonizado no problema através da repetição de frases lembretes.

1. O Preparo: Repita 3 vezes esta afirmação.

"Apesar de ter esse(a)...............problema................., eu me aceito profunda e completamente." enquanto estiver esfregando o "Ponto Doído" ou batendo no "Ponto de Golpe de Caratê" continuamente.


Uma recomendação realmente muito importante na aplicação da EFT, é que devemos ser o mais específico que pudermos, sempre. Isto quer dizer que, se temos um problema global, sempre que pudermos, devemos aplicar a EFT em partes menores dos problemas. Uma das formas mais fáceis de ser específico, é aplicar a EFT para os eventos específicos. Ex: “apesar de me sentir magoado quando lembro que naquele dia minha mãe disse que eu não fiz tal coisa direito, eu me aceito...”.

2. A Seqüência: Bata aproximadamente 7 vezes em cada um dos seguintes pontos de energia, enquanto estiver repetindo a "Frase Lembrete" ( o ...problema...) a cada ponto. A Frase Lembrete é dita uma única vez em cada ponto.

PTC, PIS, PLO, PEO, PEN, PEB, POC, PEA, PEM, PDP, PDI, PDM, PMI, PGC

Obs: Não é necessário contar as batidas 7 vezes em cada ponto, este numero é apenas uma referência. Se você bate 4 ou 9 vezes, terá também um bom resultado.

3. O Procedimento Gama de 9: Bata continuamente no ponto Gama, enquanto estiver executando cada uma das seguintes 9 ações: (1) Olhos Fechados (2) Olhos Abertos (3) Olhar Para Baixo à Direita (4) Olhar Para Baixo à Esquerda (5) Gire Olhos em Círculo (6) Gire Olhos em Circulo, no outro sentido (7) Cantarole qualquer canção por 2 segundos (8) Conte até 5 (9) Cantarole qualquer canção por 2 segundos novamente.

Fica parecendo até brincadeira, uma “pegadinha”, ou mesmo uma simpatia da vovó. Alias não só o Gama 9, o processo de bater nos pontinhos e ficar falando também fica parecendo uma pegadinha. Mas na realidade não é, tudo tem uma explicação. As pessoas riem muito ao ver o procedimento ser realizado, ainda mais nas primeiras vezes. Nos cursos que ministro, é impossível conter os risos.Este procedimento veio de conhecimentos da Cinesiolgia aplicada. Serve para trabalhar o cérebro de várias maneiras. Os nervos sensíveis dos olhos estão conectados ao cérebro, e são movimentados.

4. A Seqüência (novamente): Bata aproximadamente 7 vezes em cada um dos seguintes pontos de energia, enquanto estiver repetindo a "Frase Lembrete" a cada ponto.

PIS, PLO, PEO, PEN, PEB, POC, PEA, PEM, PDP, PDI, PDM,PMI, PGC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog